Dica de Leitura: Histórias da Moda no Brasil



  “História da Moda no Brasil – das referências às autorreferências” é o livro lançado por João Braga e Luís André Prado em 2011 pela Pyxis Editorial. Os autores tiveram a primeira ideia para este trabalho em 1997 que pretendia ser uma pesquisa de história oral e acabou se tornando um livro de 640 páginas que incorpora 500 imagens de vários acervos e entrevistas que foram uma das principais fontes. Algumas entrevistas estão compiladas em um vídeo feitos junto a esse trabalho e que pode-se achar algumas partes dele no youtube. 






   Tanto no livro como no vídeo, se vê uma discussão que ocorre do começo ao fim: “se existe moda brasileira e o que é moda brasileira”. De todos os livros sobre moda e vestuário no Brasil, este, provavelmente, é um dos mais completos em dados, referências, imagens, entrevistas e personalidades deste universo. Também é escrito em uma linguagem direta, porém não simplista, em que o leitor leigo e o aprofundado no assunto podem aproveitar uma leitura clara e cativante.
E como um bom livro de moda, tem uma linda capa com belos croquis dos nossos grandes costureiros e estilistas e todas as páginas do livro são coloridas e com muitas imagens da nossa história da moda desde a belle époque ao ano de 2010.



ESCRITO POR MARIANA MENDONÇA.