Profissão: Figurinista

O que é ser um figurinista?



Figurinista é o profissional que trabalha escolhendo e produzindo elementos de cena em uma produção artística (de teatro, cinema ou televisão). O figurino corresponde aos trajes, adereços e acessórios utilizados pelos artistas, que fazem parte da composição de cena e do espetáculo em si. O profissional é responsável por todo o figurino dos personagens, levando em conta muitos aspectos do roteiro, como por exemplo, a época e a região em que a situação se passa, os costumes, o vestuário, tipo físico e psicológico dos personagens, etc.

Quais as características desejáveis para ser um figurinista?

Para ser um figurinista é desejável que o profissional goste de moda, e que, além de tudo, tenha sensibilidade para combinar os aspectos de cena.

Qual a formação necessária para ser um figurinista?

Não existe formação exigida para ser um figurinista, muito embora, a maioria das produtoras de filmes, peças, espetáculos e de televisão exijam que o profissional seja formado em algum curso de graduação ligada à moda, negócios da moda, design de moda, produção cênica, etc.
É também muito interessante que o profissional esteja em constante processo de atualização e participe de cursos, workshops e treinamentos da área.

Principais atividades


Ler o roteiro da peça, novela, espetáculo, show, etc. Analisar o orçamento disponível e elaborar um projeto que atenda todas as necessidades do espetáculo.Pesquisar sobre a época e região em que se passa a trama ou sobre o estilo de espetáculo.Pesquisar sobre os costumes comuns na época e analisar psicologicamente os personagens.

Áreas de atuação e especialidades


O figurinista profissional trabalha em apresentações e montagens artísticas, podendo ser enquadrados nessa categoria as peças teatrais, peças musicais, espetáculos de dança, shows, novelas, minisséries, filmes longas e curtas-metragem, eventos que tenham participações artísticas, etc.

Dica para leitura:



O livro conta a história do figurino de teatro no Brasil, enriquecido por referências de trabalhos realizados por conceituados figurinistas. Rosane Muniz nos faz espectadores de reveladoras entrevistas, traçando um expressivo panorama da profissão e resultando numa obra que preenche uma lacuna de documentação para estudantes, profissionais e outras pessoas interessadas no assunto.




ESCRITO POR CAROLINNY CANDIDO