Tcc é um bicho de sete cabeças?

   No meio acadêmico quando se fala em trabalho de conclusão de curso, os estudantes já ficam aflitos. E eu entendo perfeitamente, antes de iniciar o trabalho temos em mente que esse é o momento de colocar em xeque tudo que aprendemos durante o curso. Dai bate um certo desespero, será que estou realmente preparada?!  Temos em mente que o TCC é o trabalho de dedicação de uma vida.
   
   Mas, relaxem!! O Tcc é apenas mais um trabalho acadêmico, que precisará de um pouco mais de dedicação e tempo. Você não precisa provar que aprendeu tudo do curso, você precisa escolher um tema e se aprofundar ele. Tenha em mente que você precisará ler muito, entender e conhecer o que já foi publicado sobre o assunto escolhido.  A dica é escolher um assunto que você tenha afinidade, pois você passará cerca de um ano escrevendo e lendo sobre.

   Vou contar um pouco da minha experiência ao passar por esse momento e sobre meu trabalho. Pra quem não sabe, estou terminando o curso de Design de Moda, na Universidade Federal de Goiás. E durante o curso sempre gostei de trabalhar com projetos de reutilização de materiais, meus projetos sempre foram orientados a sustentabilidade. Então resolvi interligar três temas: Moda Infantil, Tema Regional e Reutilização de resíduos. Parece complexo né? Mas, explicando melhor desenvolvi uma coleção de roupas e acessórios infantis, reutilizando resíduos plásticos e tendo como tema um animal do cerrado, o tatu.

 
   O trabalho surgiu na busca de estabelecer reflexões. Porque poucas vezes paramos para pensar acerca das questões ambientais. Vivemos num ritmo tão frenético, consumimos e pronto! O que vem depois e os resíduos que produzimos? Pouco importa. Foi através dessas percepções que surgiu meu interesse pelo tema. Já prestou atenção na quantidade de resíduos plásticos nas ruas? E os restos de tecidos que vão para o lixo.  Claro que tenho consciência que meu trabalho não vai resolver essas questões, mas a intenção é fazer pensar.


  Essa foi uma das peças que desenvolvi, uma bolsa infantil feita através de embalagem tetra park, sobras de tecidos e aviamentos e os detalhes são resíduos de embalagens de shampoos. Pra que tiver interesse e quiser ver meu trabalho completo, deixa um recadinho que deixo o link.

  Boa sorte a todos que ainda vão passar por esse momento.